sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

futurologia

"Internet is set to revolutionize television within five years, due to an explosion of online video content and the merging of PCs and TV sets".

esta afirmação poderia pertencer a qualquer pessoa minimamente atenta ao desenvolvimento da internet, à convergência entre plataformas, e, mais recentemente, ao fenómeno youtube. em si, não traz nada de novo. que a internet vai revolucionar a televisão - audiência; produtores de conteúdos; publicidade; estruturas de transmissão - já ninguém duvida. se será daqui a 2, 5 ou 7 anos acaba por ser o menos importante. a revolução vai acontecer.

a afirmação acima pertence a bill gates.

o que me causa estranheza nesta afirmação é, exactamente, a banalidade da mesma. tinha ficado com a mesma sensação depois de ter assistido à entrevista que bill gates concedeu a jon stewart no daily show: instado a dar exemplos sobre aquilo a que chamou a televisão do futuro, gates parece recuar no tempo - os exemplos que dá parecem saidos da publicidade que a tvcabo fez, há alguns anos atrás, à televisão interactiva. mais, lembra-me as discussões que tivemos numa cadeira no primeiro ano da faculdade (ainda no século XX).

parece-me estranho que, meia dúzia de anos passados, a pessoa em questão não tenha mais nada para oferecer sobre o tema. estará a guardar algum segredo? duvido.

quanto à sua "previsão", não vou fazer caso. o "consultor" da microsoft é sobejamente conhecido pelos seus erros de futurologia*.

*depois de inúmeras tentativas, o meu computador ainda não me dá ouvidos.




0 comentários: