futurologia
"Internet is set to revolutionize television within five years, due to an explosion of online video content and the merging of PCs and TV sets".
esta afirmação poderia pertencer a qualquer pessoa minimamente atenta ao desenvolvimento da internet, à convergência entre plataformas, e, mais recentemente, ao fenómeno youtube. em si, não traz nada de novo. que a internet vai revolucionar a televisão - audiência; produtores de conteúdos; publicidade; estruturas de transmissão - já ninguém duvida. se será daqui a 2, 5 ou 7 anos acaba por ser o menos importante. a revolução vai acontecer.
a afirmação acima pertence a bill gates.
o que me causa estranheza nesta afirmação é, exactamente, a banalidade da mesma. tinha ficado com a mesma sensação depois de ter assistido à entrevista que bill gates concedeu a jon stewart no daily show: instado a dar exemplos sobre aquilo a que chamou a televisão do futuro, gates parece recuar no tempo - os exemplos que dá parecem saidos da publicidade que a tvcabo fez, há alguns anos atrás, à televisão interactiva. mais, lembra-me as discussões que tivemos numa cadeira no primeiro ano da faculdade (ainda no século XX).
parece-me estranho que, meia dúzia de anos passados, a pessoa em questão não tenha mais nada para oferecer sobre o tema. estará a guardar algum segredo? duvido.
quanto à sua "previsão", não vou fazer caso. o "consultor" da microsoft é sobejamente conhecido pelos seus erros de futurologia*.
*depois de inúmeras tentativas, o meu computador ainda não me dá ouvidos.
0 comentários:
Enviar um comentário